Não precisa ser uma grande empresa com uma operação complexa para ter uma consultoria em seguros. A consultoria serve para empresas de qualquer tamanho, que se preocupam com o seu patrimônio, operações e principalmente seus funcionários. São companhias que visam um plano de crescimento com qualidade, segurança e valorização profissional que nos procuram, com o objetivo de ajudá-los na melhor forma de estruturarmos um Programa de Seguros adequado ao risco e com uma Gestão Personalizada.
Neste cenário, é essencial contar com uma consultoria e gestão de seguros de forma realmente consultiva. Só assim é possível ter um serviço que compreenda e atenda às necessidades da sua organização, levando em consideração o seu porte e orçamento.
Tanto os seguros empresariais como as necessidades de cada negócio são diversificados. Logo, é essencial que essa consultoria de seguros ofereça um atendimento especializado e consultivo. Para isso, precisa ser capaz de ouvir, compreender as demandas, personalizar serviços, agregar valor, indicar as melhores soluções e entregar resultados mensuráveis.
Quando a consultoria é experiente e consciente de sua função, se estabelece uma relação positiva. Dessa maneira, a sua empresa passa a contar com especialistas, que trabalham de forma direcionada aos propósitos do negócio e com o objetivo de alcançar as metas planejadas.
Por isso, este serviço de Consultoria e Gestão Personalizado oferece um suporte consistente, desde o Planejamento, Execução e sua Gestão (Manutenção).
Planejamento
- Especificação de necessidades: definição do portfólio de seguros necessários a empresa de acordo com o seu porte e perfil de colaboradores.
- Definição, desenvolvimento e implementação das estratégias para negociação dos seguros junto às seguradoras, brokers de resseguros e resseguradores internacionais.
- Elaboração de política de seguros (Programa de Seguros) visando definir os critérios a serem observados quando da contratação das apólices de seguros e definição de responsabilidades pelo gerenciamento e controle de riscos e negociação de seguros.
Execução
- Análise dos riscos existentes e recomendações de melhores alternativas para transferência dos riscos na forma de contratação de seguros.
- Coleta de informações sobre os riscos seguráveis: Perfil (para Seguros de Pessoas) e localização, aspectos construtivos, sistemas de proteção, atividades desenvolvidas, processos de manutenção, sinistros ocorridos (para seguros de Ramos Elementares) entre outras informações inerentes aos riscos e importantes no processo de subscrição por parte dos seguradores.
- Definição dos Valores em Risco (VR) dos bens seguráveis;
- Estruturação do seguro: definição de coberturas e fixação de limites máximos de indenização (LMI).
- Transferência do risco: escolha das seguradoras, submissão e negociação das condições de cobertura, análise de propostas e clausulado.
Gestão (Manutenção)
Ramos Elementares (Seguro Patrimonial)
- Acompanhamento da emissão/conferência de apólices emitidas.
- Ajustes de apólices (coberturas, limites, franquias e condições) mediante endossos.
- Administração dos processos de regulação e liquidação dos sinistros.
- Agendamento de palestras informativas sobre seguros juntos às áreas usuárias das apólices contratadas, sempre que necessário.
- Visitas aos seguradores e resseguradores acompanhados de representantes da empresa contratante, sempre que necessário.
- Demais ações necessárias para a perfeita administração dos seguros.
Benefícios (Saúde, Vida e Dental)
- Palestra de implantação do novo benefício – colaboradores e dependentes;
- Implantação do novo benefício com toda equipe de RH – processos de movimentação cadastral, formulários, regras contratuais;
- Suporte e orientação telefônica – equipe de pós-venda da corretora (e-mail, telefone e celular);
- Faturamento – conferência e envio de boleto/demonstrativo de valores da mensalidade do plano;
- Movimentação Cadastral – inclusão e exclusão de beneficiários;
- Reembolso – retirada de recibos, conferência da documentação, entrega na seguradora e acompanhamento do processo até a sua finalização.
- Agendamentos – suporte nos agendamentos de consultas e exames;
- Visita de Relacionamento – com a Gerente de Contas;
- E-mail marketing mensal – com assuntos de saúde e novas coberturas por lei;
- Reajuste – comunicação prévia de 90 dias do índice de reajuste contratual de cada Seguradora/Operadora;
- Renovação Contratual – Análise de mercado a cada renovação com comparativo produtos: valores, rede e coberturas.