O Seguro de Obras de Arte não deve ser preocupação apenas de galerias de arte e museus. Pessoas físicas que tem em seu patrimônio obra de arte, objeto raro ou coleção também devem considerar a contratação de um Seguro de Obras de Arte e Raridade, afinal esses são bens que também merecem proteção.
Dentro da categoria de Seguros Patrimoniais, o Seguro de Obras de Arte visa garantir a indenização ao segurado caso sua obra de arte, situada dentro de um imóvel, seja objeto de dano, furto ou roubo.
Uma obra de arte pode ser definida como um trabalho executado que transmite uma ideia ou sentimento de seu criador – é um trabalho artístico, apreciado pelo público, que tem valor sentimental e/ou cultural. São exemplos de obra de arte: pintura, escultura, desenhos, gravuras, porcelanas, etc.
Podem também ser protegidos pelo Seguro de Obras de Arte objetos raros ou antigos. Para isso, a seguradora contará com a avaliação de um especialista, geralmente um marchand. No que diz respeito à antiguidade, usualmente considera-se um objeto antigo aquele que tem mais de 50 anos.
Como qualquer seguro patrimonial, o Seguro de Obras de Arte estabelece coberturas básicas, mas outras adicionais poderão ser incluídas na apólice conforme a necessidade do segurado, com um custo adicional obviamente.
No geral, de 0,8 a 2% do valor da obra de arte, objeto raro ou antiguidade será o preço da apólice do Seguro de Obras de Arte e Raridade.
Mensurar o valor da obra ou objeto a ser segurado pode não ser tão simples no caso de o autor não ser muito conhecido, mas isso não impede que as seguradoras, assistidas por profissionais especializados em arte, cheguem a um valor justo para o seguro.
Coleções também podem ser objeto desse seguro patrimonial – portanto, colecionadores de vinil, moedas, artigos de esporte, dentre outros objetos colecionáveis, poderão dar proteção extra à sua paixão ao contratar um Seguro de Obras de Arte e Raridade.
Muitas seguradoras deixam claro na apólice que não cobrem alguns objetos em caso de sinistro na residência, como obras de arte, metais e pedras preciosas e joias.
Existem 02 tipos de cobertura:
- All Risks, Entende-se que este tipo de cobertura se restringe a segurar as obras (óleo sobre tela), esculturas, ou fotos no período e local de exposição.
- Nail to nail (prego a prego), entende-se que é incluído o transporte no seguro, ou seja, as peças de arte são seguradas no momento da retirada que por conseqüência fica por responsabilidade do transportador homologado pela seguradora, seguindo fica coberto todo o período expositivo até a devolução das peças pelo mesmo transportador que finaliza no local de origem.
Informações para cotação do Seguro:
- Relação por escrito, técnica utilizada e fotos das obras;
- Informações específicas relacionadas ao título, artista, valor, proprietário, e etc;
- Local onde a obra está exposta ou armazenada;
- Visão geral dos equipamentos de segurança no local do risco;
Principais coberturas:
- Furto/roubo;
- Incêndio;
- Danos causados por terceiros;
- Danos causados por animais de estimação;
- Danos por água;
- Indenização por danos a obra;
- Mal manuseio;
- Exposições temporárias, nacionais e internacionais;
- Feiras nacionais e internacionais;
- Bens em posse de clientes;
- Deslocamento e transporte por qualquer meio, condicionado a forma adequada;
Coberturas exclusas:
- Ato de terrorismo;
- Má conservação e desgaste natural;
- Erro do restaurador;
- Ato nuclear;
- Falha ou mal funcionamento da obra (peça mecânica);
O que seguramos
- Obras de Arte;
- Fotografias;
- Colecionáveis;
- Livros Raros e Manuscritos;
- Móveis e Tapetes antigos;
- Filatelia e Numismática;
- Instrumentos Musicais e Partituras;
- Armas e Armaduras antigas;
- Equipamento Esportivo de Alto Valor;
- Coleções de Vinho;
- Artigos de Prata e Estanho;
- Automóveis de Coleção;
- E praticamente tudo que possa ser comprado e vendido em leilões;
Nossos Clientes
- Colecionadores Particulares;
- Coleções Corporativas;
- Instituições: Museus (Acervos e Exposições Temporárias);
- Clientes Comerciais: Galerias de Arte;
Confidencialidade
A Seguradora em hipótese alguma poderá divulgar, revelar, reproduzir, explorar, comercializar, doar, ceder, a título gratuito ou oneroso, ou utilizar em proveito próprio ou de terceiros as informações fornecidas, no todo ou em parte, sob pena de responsabilização.
Tais informações serão mantidas como estritamente confidenciais e só serão acessíveis à Seguradora, aos respectivos resseguradores, seus empregados e prestadores de serviços diretamente envolvidos com tal seguro.
Esperamos ter tirado todas as suas dúvidas sobre o Seguro Obras de Arte e suas particularidades.
Entre em contato conosco para maiores informações e peça sua cotação.